domingo, 30 de agosto de 2009

Deus vs. Ciência

Andei pensando sobre isso esses dias, principalmente ontem na palestra da Vivência de Química - que foi um saco por sinal.
Busquei alguns artigos mas não achei nada que fosse parecido com o meu pensamento.
Por que é assim: Os cientistas criticam as religiões e dizem que é falsa a bíblia e aquela coisa toda. Mas quem já não leu um livro de química por exemplo, e encontrou algum não sei quantos anos "a.C."?
Assim não dá né? Que confusão!
Eu tenho tentado largar essa história de Deus e alguém maior que nos espera em algum lugar muito distante - horizontal ou verticalmente, se é que entendendem. Uma das expressões que mais me intriga é o "Graças a Deus". Não é graças a Ele poxa! Toda vez que falo isso paro, penso e falo de novo. Oras é graças a alguma pessoa, teu corpo, algum animal ou você mesmo. Muito comum ouvir em acidentes "Graças a Deus você se recuperou", "Graças a Deus você tá bem". Coisa nenhuma, graças aos remédios e aos anticorpos isso sim!

Aquele documentário que eu assisti chama Zeitgeist. Aborda vários temas inclusive o Cristianismo. E mostra claramente e de um jeito cômico até, essa história de Deus. Todo o nascimento, morte e ressureição segue uma ordem de estrelas, os três discípulos e a vida toda Dele.
Juntando tudo isso, com a necessidade do ser humano de acreditar que não está sozinho, surge... Ele! O ser maravilhoso, o ser incrível, aquele que ama a natureza e seus filhos, aquele que derramou seu sangue pelas nossas vidas, aquele que não quis nada em troca somente se sacrificou para nos salvar: Deus.
É mesmo?
Então ele deixa milhares de pessoas inclusive crianças, morrerem de fome, doença, atropeladas, sofrerem atrocidades? E Ele ama elas? Todas elas igualmente? A ponto de permtir que poucos tenham muito e muitos tenham nada? Mas Deus não quer nada em troca, nada mesmo não é? Então por que quando as pessoas se vão sempre há alguém que diz: "Deus a levou porque estava na sua hora". Por quê? Ele não quer nada em troca, tem certeza? Ele ainda é mesmo muito bom?

Eu já tô desacreditando.
E não sei se alguém lê isso aqui (às vezes parece que eu escrevo e faz eco), mas desculpa se eu ofendi ou alguma coisa assim, é o que eu penso... É isso aí. Talvez se todos agissem por si, sem pensar em alguém que os salvará, alguma coisa mudasse. Mas vai explicar isso pra um fanático!
Enfim.

Bgbg.

0 comentários: